Estudar, estudar, e estudar… Você está fazendo isso direito?

estudar dormindoEstudar, estudar e estudar… a quantidade de provas e avaliações que muitos estudantes são submetidos, somados ao alto grau pessoal de exigência, perfeccionismo e não tolerância ao erro, leva muitos a terem o desempenho prejudicado: por mais que se esforcem, a ansiedade e o estresse é tanto que a concentração cai, os lapsos de memória aparecem, assim como a insônia e a fadiga. O segredo para tudo isso? O equilíbrio.

Para ter um bom desempenho acadêmico, é preciso lembrar que somos seres humanos, e não máquinas que trabalham em suas funções incansavelmente. É preciso distribuir  o seu tempo, se quiser obter o seu melhor  (e lembre-se, o melhor é aquilo que você como ser humano é capaz de fazer, e não o que conseguiria fazer se fosse dotado de poderes mágicos).

  • Algumas dicas para manter os estudos em ordem são:

Verifique se o seu nível de exigência está adequado: expectativas irrealistas de rendimento e resultados, como o nome já diz, não podem ser atingidas, e só geram  ansiedade, frustração, desânimo, e baixa auto-estima. Você nunca poderá ser perfeito, e cometerá erros.

descansoDistribua melhor o seu tempo: existe hora para estudo, mas também para atividade física, para descanso adequado, e para lazer. Abrir mão dessas outras atividades não é um ato de heroísmo, mas um tiro no próprio pé.

Se você burlar as outras demandas de sua vida, para apenas ficar estudando, terá como resultado estresse, ansiedade, cansaço, e falta de concentração, o que prejudicará seu desempenho. Como todo ser humano, você precisa sentir momentos de prazer na vida, para revigorar suas energias para muitas horas de estudo.

Atividades físicas contribuem para a melhora das funções cognitivas e da aprendizagem, além de diminuírem o estresse e a ansiedade que atrapalham seu rendimento. Da mesma forma, dormir bem é essencial para as memórias adquiridas no estudo.

caderno e oculosRealize pausas planejadas após 50 minutos de estudo. Isso serve para evitar que você interrompa o estudo a todo o momento, mas também para que reponha suas energias e renda melhor. Mas lembre-se: elas não podem ultrapassar 10 minutos.

Dedicar-se aos estudos pode exigir abrir mão de algumas coisas, mas com planejamento adequado você não precisa (e nem deve) abdicar de ter vida social, momentos prazerosos com os amigos, ou descanso. Ao contrário, quanto melhor você planejar para conciliar sua rotina de estudos com as outras áreas, melhor para seu desempenho. Além de boas notas, você poderá se sentir mais tranquilo e satisfeito com suas realizações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s