Sobre o dia dos apaixonados… por si mesmos!

A data 12 de Junho remete ao dia em que os casais apaixonados celebram o mais nobre dos sentimentos: o amor. Mas a verdade é que para estar apaixonado não é preciso que haja outra pessoa, podendo se apaixonar pela vida, pelo seu trabalho, pelo dia bonito que faz hoje, e principalmente por si mesmo. Independente de estar solteiro, namorando, casado, divorciando, procurando por um amor, tentando sair fora daquele relacionamento que não te faz mais feliz, buscando reconquistar um antigo, ou se esforçando para manter o atual, enfim, independente de qual momento você vive, o amor próprio é a base essencial de tudo. Por isso, aproveite a oportunidade dessa data especial para se lembrar de dedicar amor também a si mesmo, todos os dias.

tumblr_static_imagens-tumblr-felicidade-liberdade-cute-brushes-photoscape-by-thata-schultz0082

Algumas dicas para praticar o amor próprio 

Pratique a auto-compaixão: eu sempre menciono no consultório que costumamos ter bastante compaixão com pessoas que gostamos muito, por exemplo com os nossos amigos. Quando eles nos contam dificuldades, tendemos a tentar compreendê-los, sem julgá-los, e tentamos achar soluções práticas, acolher, ampliar a visão distorcida que eles têm do problema, e tirar um pouco do peso negativo que eles atribuem a si mesmos. Mas por que quando é conosco agimos tão diferentes? Muitas vezes o diálogo que traçamos com nós mesmos é cruel. Amar a si mesmo é tentar compreender-se, aceitar-se, para então poder buscar alternativas de mudança para aquilo que  te desagrada. Culpar-se e criticar-se serve apenas para se colocar para baixo, mas não resolve o problema.

Permita-se expressar suas emoções: se algo está te incomodando, fale! Ainda que isso não produza as mudanças que você deseja, é importante que você se expresse de forma clara. Você tem direito de ter sensibilidades, como qualquer outra pessoa, e passar por cima delas para evitar atritos ou desagradar alguém só piora o sentimento que você tem com você mesmo. Quando você se posiciona, sua autoestima agradece.

fotos-de-amor-tumblr

Mude seu diálogo interior: alguns pacientes acham cômico quando eu digo para conversarem com si mesmos de forma mais positiva, elogiando-se a cada pequena conquista, dialogando no espelho em momentos que precisam de força, etc. Mas o que me chama atenção nisso é que eles não percebem que já falam com si mesmos o tempo inteiro, só que de uma forma negativa. Todos nós possuímos pensamentos automáticos dos quais muitas vezes não nos damos conta, mas que possuem grande impacto naquilo que sentimos. Quando você pensa coisas como “não consigo fazer isso direito, nunca serei bom o suficiente”, “nossa, eu estou cada dia mais gorda, ninguém nunca vai gostar de mim”, o resultado é que, além de humor deprimido, ansiedade e frustração, você sente como se não tivesse valor algum como pessoa.

Aceite que é humano: você comete falhas, e isso não faz de você uma pessoa horrível. Perdoe os seus erros, de coração aberto.  Você tem algumas dificuldades pessoais, talvez timidez ou uma tendência à reclamar das coisas, e por mais que você possa desejar mudar algumas características, é importante que se aceite como um todo. As suas dificuldades são uma possibilidade de crescimento pessoal, e não definem quem você é por inteiro.

Permita-se ter momentos de prazer: faça todo dia algo que te agrade, divirta-se e ria mais das coisas. Permita-se tirar alguns momentos para si, fazendo coisas que parecem não ter nenhuma importância, mas acredite: são as que mais importam. Cuidar de si é também saber se agradar, e quando você aprende a priorizar aquilo que te faz bem, você se sente mais fortalecido, dono de si, e digno de valor.

Amar ao próximo inclui principalmente o amor próprio, pois o mais próximo que você tem de si é você mesmo.” (Autoria desconhecida)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s